Centro de Dia sensibiliza os utentes para a prevenção de quedas

As quedas são responsáveis por várias consequências gravosas, sendo premente adotar estratégias de prevenção. Com ações de sensibilização pretende-se sensibilizar as Pessoas Idosas para a importância dos ambientes seguros e para a adoção de estilos de vida saudáveis.
Com o envelhecimento biológico existe uma alteração na forma como o corpo reage à informação do meio, esta alteração reflete-se na capacidade de adaptar os movimentos corporais às situações do quotidiano. Aliada à diminuição da acuidade visual, da audição, da força muscular, do tempo de reação e do equilíbrio, aumentando assim o risco de queda.
Ao longo do Mês de fevereiro os utentes do Centro de Dia participaram em diversas sessões de sensibilização de forma a sensibilizar todos os presentes para esta problemática e capacitar os para a aquisição de estratégias de prevenção de quedas.
Foi partilhado, que a queda poderá provocar fraturas, traumatismos cerebrais e lesões nos músculos que irão diminuir a capacidade da pessoa mais velha de se movimentar e realizar as suas atividades diárias, de modo independente, diminuindo a sua qualidade de vida.
A queda também revela consequências psicológicos, nomeadamente alteração da autoimagem e da autoconfiança, medo, vergonha, depressão.
Vamos prevenir, para não cair!