Magusto em Família

Segundo reza a lenda “Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar de Itália para a sua terra. Montado no seu cavalo atravessou um difícil percurso, fazia muito frio, vento e chuva. Martinho estava bem agasalhado, tinha uma capa vermelha, que todos os soldados normalmente usavam. A certa altura aparece-lhe um homem muito pobre, cheio de frio que lhe pediu esmola. O soldado conhecido pela sua generosidade não tinha nada para lhe dar e ofereceu-lhe metade da sua capa. Continuou a sua viagem à chuva, ao frio e ao vento, até que de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol aqueceram a terra. Parecia verão! Daí em diante, todos os anos, por esta altura, temos o Verão de S. Martinho (…).”
Foi então que no passado dia 11 de novembro, todos os residentes da Casa de S. Thomé se juntaram para comemorar o dia de S. Martinho.
Para animar esta tarde, convidou-se o grupo Folclórico “O Cancioneiro de Ovar”, que nos proporcionou uma tarde com boa música e muito bailarico. De forma a continuar com a festa e para animar ainda mais o nosso magusto, foram servidas a todos os presentes as famosas castanhas e jeropiga.
Resumindo, foi um magusto onde a alegria e a boa disposição esteve sempre presente e reviveram-se bons costumes e tradições desta data festiva.