Reminiscências nas Vindimas

As vindimas no nosso país é ainda uma tradição que perdura. Outrora, no nosso concelho familiares e amigos reuniam-se para vindimar. O trabalho iniciava bem cedo pela fresquinha, as mulheres transportavam baldes ou cestos de vime à cabeça e os homens carregavam escadas de madeiras, com o intuito de alcançar todos os cachos existentes nas ramadas.
As vindimas eram feitas num ambiente de festa, ao som de cânticos, concertinas e bombos, por vezes em alguns locais tinham a presença dos ranchos. Hoje em dia, esta tradição não se pratica da mesma forma, no entanto, mantêm-se as reuniões familiares e de amigos.
No Centro de Dia as nossas pessoas mais velhas foram convidadas pela Animadora e colaboradoras, a aceitar o desafio de recordar esta tradição e degustar as doces Uvas.
O objetivo desta atividade foi apelar às suas reminiscências, uma vez que os presentes valorizaram de forma entusiasta os momentos de alegria vividos na sua juventude, ligados quase sempre aos trabalhos do campo, fazendo muitas vezes referência às vindimas, utensílios utilizados no seu tempo e referindo ser muito diferente das que se realizam nos nossos dias.