Visita a Vila Nova de Foz Coa e Viseu


No passado dia 12 de Abril, o Instituto Sénior da Misericórdia de Ovar, realizou uma visita de estudo a Vila Nova de Foz Coa, mais propriamente ao Museu do Coa e a Viseu, contando com a presença de 50 alunos. A manhã foi dedicada à arte com uma visita guiada ao Museu do Coa, onde a arte rupestre é capaz de transformar quem o visita.
O museu transmite, através de réplicas, as gravuras existentes ao longo do rio Coa, criadas pelos nossos antepassados. O projecto de arquitectura é da autoria da dupla de arquitectos Tiago Pimentel e Camilo Rebelo, muito inspirada na “Land Art”, integrando-se em harmonia na envolvente, captando-lhe as cores e a luminosidade e não a esmagando com a sua pesada, mas discreta volumetria. Uma vez que “o verdadeiro museu é o Vale”, as colecções de originais guardadas no museu são uma amostragem, constituídas por peças de arte móvel paleolítica recuperadas em contexto de escavação e artefactos arqueológicos que vão sendo descobertos nos trabalhos de pesquisa que por lá prosseguem desde a criação do Parque Arqueológico.
O almoço foi no Restaurante do Museu do Coa, uma sala reservada para o grupo do ISMO, um ambiente agradável e uma paisagem envolvente. A tarde foi reservada para uma visita da cidade de Vila Nova de Foz Coa, onde para além de conhecerem os pontos de principal interesse os alunos aproveitaram para comprar produtos regionais. Por fim, seguimos viagem até Viseu, com um passeio livre e com a presença do tão desejado sol que esteve escondido durante a maior parte do dia.
Foi mais uma visita de estudo que deixa boas recordações, devido à riqueza da visita guiada da parte da manhã e ao convívio decorrente do almoço e nos restantes momentos do dia.