No passado dia 19 de novembro, os alunos do Instituto Sénior Misericórdia Ovar foram a uma visita de estudo Mistério… o mistério durou pouco tempo e foi logo revelado. Partimos em frente à Misericórdia com destino a Valença do Minho (manhã) e Viana do Castelo (Tarde).
Em Valença tivemos visita guiada à Fortaleza, com a Dra. Isilda que nos descreveu todo o enquadramento histórico. A Fortaleza é uma das principais fortificações militares da Europa com cerca de 5km de perímetro amuralhado.
Visitámos o Núcleo Museológico Municipal, que proporcionou reviver algumas das épocas mais significativas da História de Valença.
Terminámos a manhã com a Visita ao Museu dos Bombeiros. Situado na Praça Forte, situado na antiga “Hospedaria Militar” e ex-quartel dos bombeiros, resulta do esforço e dedicação de Manuel Sobral, que foi voluntário desta Associação Humanitária.
À tarde visitámos o Museu do Traje. Foi criado em 1997 e está localizado no centro histórico de Viana do Castelo. Este museu tem como principal objetivo divulgar a identidade e o património etnográfico vianense, utilizando traje de Viana que é dos símbolos mais importantes da cultural dessa cidade.
Terminámos a visita cultural no Museu das Artes Decorativas, Viana do Castelo “é pródiga em portas e janelas manuelinas, algumas simples, outras de lavor apurado, tanto que com justiça se pode dizer que Viana põe à vista do viajante o que tem de melhor…”
A terminar já tinha anoitecido, Viana do Castelo já está decorada com espírito Natalício e terminámos com bolas de Berlim e café 🙂
Regressámos a Ovar, com muitas outras curiosidades despertadas, com a “promessa” de lá voltarmos futuramente.