A Santa Casa da Misericórdia de Ovar comemorou no passado dia 29 de Janeiro o seu 106º aniversário e foram vários os momentos que assinalaram esta efeméride.
Pela manhã e com a presença de crianças, idosos, funcionárias e membros da Mesa Administrativa, foram hasteadas as bandeiras e cantados os parabéns por um vasto coro intergeracional.
Durante a tarde realizou-se uma atividade em que idosos e crianças partilharam belos momentos de animação e entretenimento para todos.
O grupo coral dos Idosos do Lar e Centro de Dia acompanhado pelo Sr. Carlos Baldaia e a Dª Leonor Baldaia, apresentou algumas canções do seu repertório e as crianças das várias salas do Pré-Escolar cantaram e dançaram.
Foi com crianças, idosos, funcionárias e elementos da Mesa Administrativa que criámos esta história. Uma história cheia de sonhos…
Para terminar a festa não faltou o bolo de aniversário.
No domingo dia 31, a missa dominical habitualmente celebrada na capela da Misericórdia, contou também com a presença dos Corpos Sociais e foi celebrada com uma intenção especial: por todos os que ao longo destes 106 anos contribuiram para a criação e crescimento desta Santa Casa, bem como por todos os que por aqui passaram e já faleceram.
De seguida decorreu no Salão Nobre uma Sessão Solene, num ambiente familiar, mas com grande significado para todas as pessoas presentes.
Foi atribuído à D. Luisa Castro, residente na Casa de S. Thomé, o título de Irmã Benemérita pelos seus gestos de benemerência para com a Misericórdia. Pela própria foi descerrada a sua fotografia, ficando a fazer parte da galeria de beneméritos.
Seguiu-se a distinção a 35 funcionário/as da Misericórdia que, após 2010, completaram 20 anos de serviço, sendo-lhes oferecida uma placa comemorativa com texto alusivo. Em nome do grupo fez uma breve intervenção o Dr. Eduardo Pereira.
Dando cumprimento ao programa, seguiu-se o espaço de distinguir 18 funcionárias que nos últimos 10 anos se aposentaram, sendo-lhes entregue um Diploma de Reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram na Misericórdia. Em nome do grupo fez uma breve intervenção a D. Maria de Lurdes Machado Costa.
Por último foi entregue o Compromisso a um novo Voluntário e entregues os cartões de 2016 aos voluntários/as que continuam a desenvolver essa meritória atividade nas diversas respostas sociais.
Foi uma grande satisfação perceber a alegria de todos os presentes, por se sentirem como parte integrante na construção constante deste já grande projeto que é a Santa Casa da Misericórdia de Ovar.
A Misericórdia é um livro aberto, com muitas histórias, e de ano para ano novas histórias vão nascendo.
E porque a Misericórdia é o meu, o teu e o nosso viver, celebrámos todos juntos mais um aniversário.




























