O que é a Podologia?
A palavra Podologia deriva do grago “podo”= pé e “logos”= tratado. Desta forma, podemos definir a Podologia como o estudo e tratamento dos pés.
A par de outras ciências da saúde, verificou-se nos últimos tempos uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caraterizar a Podologia no seu estado atual. Assim sendo, A Podologia é a Ciência na área da Saúde que analisa e investiga o membro inferior e tem como objetivo o diagnóstico e a terapêutica das patologias que afetam os pés e as suas repercussões no organismo humano.
- Podologia Infantil
O diagnóstico e o tratamento precoce do pé da criança é fundamental para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais. O crescimento e desenvolvimento do pé da criança, deve ser acompanhado pelo Podologista assegurando um tratamento especializado e personalizado.
- Podologia geriátrica
As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões e as manifestações nefastas no pé do idoso são significativas. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destes doentes, a Podologia apresenta um serviço especializado no tratamento da mobilidade e da dor do pé.
- Pé de risco
O doente diabético pode apresentar alterações do pé, classificado como Pé Diabético. O Pé diabético é uma consequência da Diabetes, com risco significativo no aparecimento de úlceras (feridas) e de amputações. A atenção e tratamento especializado dos Pés dos diabéticos é essencial para evitar graves complicações.
Quais os problemas que a Podologia ou o Podologista trata?
- Dermatopodologia (alterações da pele):
Calosidades, micoses, úlceras, feridas, gretas, verrugas, Papiloma Vírus (“cravos”),pele seca e descamativa, excesso de transpiração e mau cheiro.
- Alterações das unhas:
Unhas encravadas, com micose (onicomicoses) e engrossadas (onicogrifoses).
- Alterações do Pé:
– Alterações biomecânicas (esporão do calcâneo, fasceite plantar, pé plano (chato), etc;
– Deformidades dos dedos e joanetes;
– Dismetrias e heterometrias (pernas de diferentes tamanhos);
– Palmilhas, próteses e elementos ortopédicos personalizados;
– Pé reumático;
– Pé vascular;
– Pé neurológico;
– Pé do idoso;
– Pé diabético;
– Pé da criança: Apoio incorreto dos pés, juntar os joelhos, cansaço dos pés, dores generalizadas;
– Pé desportista: Lesões e traumatismos (entorses, tendinites, contusões…), estudo da marcha, estudo do apoio do pé.

