I Encontro de Antigos Alunos da Infância da década de 1980/1990


Decorreu no passado dia 16 de abril o I Encontro de Antigos Alunos do Infantário da Misericórdia de Ovar da década de 1980/1990 e a que demos o nome de “Viagem à Infância”.
 Esta iniciativa surgiu no seguimento de uma sugestão vinda de um antigo aluno. Para a prepararmos foram convidados alguns desses antigos alunos para integrar uma comissão que deu vida ao projeto, com um programa simples, mas do seu agrado.
Este Encontro, que contou com a presença de mais de 50 participantes, visou o reforço da ligação à Misericórdia, o reencontro de antigos colegas e funcionárias, nalguns casos em que já não se viam há muitos anos.
A receção aos participantes desencadeou alguns momentos de emoção para nós, antigas educadoras e ajudantes de ação educativa daquelas “crianças”, reconhecendo-os mais ou menos facilmente.
Foi muito gratificante vê-los hoje homens e mulheres, alguns deles já com filhos, ouvindo-os recordar com satisfação e alegria, os momentos aqui vividos.
O programa foi elaborado de forma a proporcionar o reencontro entre antigos colegas e colaboradoras, num ambiente informal. No Salão Nobre, foram recebidos pelos representantes da Mesa Administrativa Dr. Álvaro Silva e o Provedor, Dr. Manuel Oliveira Dias, que deu as boas-vindas aos presentes, numa sessão que se distinguiu pela boa disposição e recordação de momentos que marcaram não apenas a nossa Instituição, mas também os antigos alunos e colaboradoras.
Através da apresentação de uma projeção de fotografias de algumas das atividades mais marcantes ao longo desses 10 anos. Foi um reviver de algumas histórias e momentos que ficaram marcados ao longo do tempo. As lembranças foram fluindo e fizemos soltar sorrisos e gargalhadas, revendo-se nessas imagens.
Usou também da palavra o João Paulo, autor da ideia, em representação de todos os alunos, bem com a funcionária mais antiga deste grupo e atualmente já aposentada Aidié Martins, manifestando a sua alegria por ali estar.
Seguiu-se uma visita às instalações da Misericórdia, em especial o setor da Infância, totalmente diferente do espaço de outrora, onde foi descerrada uma placa comemorativa do evento e se foram recordando este ou aquele espaço mais marcante, bem como alguns colegas que não estavam, mas que foram recordados.
Seguiu-se um almoço de confraternização nas instalações do Centro de Dia, com muita animação e que se prolongou pela tarde, ficando a promessa de ser uma iniciativa a repetir.
As mensagens escritas que deixaram demonstram bem o carinho, a alegria deste reencontro e as boas recordações do passado.
Fotos cedidas por Manuel Vitoriano.