Num projeto conjunto com o prof. Renato Santos da disciplina de Cozinha Saudável e o Prof. Mário Xavier Rocha das disciplinas de Fotografia/Vídeo e Arte Contemporânea do Instituto Sénior, organizaram uma viagem a Espanha nos dias 22 a 25 de Abril com um grupo de 55 pessoas.
Ao fim da tarde saíram alegremente a caminho de Salamanca, aí passando a noite. Os mais corajosos ainda aproveitaram para conhecer a “noite” e a Plaza Mayor com o seu esplendor noturno. No dia seguinte e antes de partirem para Madrid, voltaram à Plaza e viram um pouco da beleza dessa cidade. Chegados à capital à hora de almoço, iniciaram o programa com a conhecida “Rota das Tapas” no bonito Mercado San Miguel e arredores. A chuva veio alterar um pouco o programa, mas não a boa disposição.
Ainda antes de seguirem para o Museu do Prado, alguns não resistiram ao chocolate quente com churros – grandes lambareiros – mas a arte esperou-nos e seguiram atrás da guia, atravessando meia Madrid. O pior foi à chegada – a fila para entrar era tão grande, que alguns desistiram. Mas como havia um Plano B, foram visitar a Estação de Atocha.
No domingo foram conhecer o Museu Thyssen-Bornemisza e, após o almoço, fizeram um City Tour, conhecendo alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.
E mais um dia passou e já estão de regresso, mas ainda com tempo para visitar o Escorial e Ávila – antiga cidade medieval, em excelente estado e declarada Património Mundialem 1985. O que mais caracteriza Ávila são as suas enormes muralhas, muralha militar românica, que rodeia grande parte da cidade, e que tinham por objetivo proteger a cidade de ataques externos. Bem gostariam de ter tempo para conhecer um pouco mais este museu a céu aberto, mas teve de ficar para outra vez, pois ainda tinham muito que andar. Foi um longo fim de semana cheio de cultura e diversão.